1.1 Abrir uma legendaExistem dois modos de abrir uma legenda.
Através do menu do próprio programa (
Ctrl+O),
ou clicando duas vezes na própria legenda. Para isso, o Windows tem de reconhecer o formato como sendo correspondente ao Subtitle Workshop. Abram o Eplorador do Windows, cliquem na legenda que querem abrir com o botão do lado direito do rato e escolham “Abrir com” e em seguida em “Escolher programa…”. Escolham o Subtitle Workshop e o Windows reconhecerá este formato daqui em diante. A partir de agora basta clicar na legenda com o botão direito do rato, clicar em “Abrir com” e o Subtitle Workshop aparecerá na lista.
Caso a legenda e o vídeo não tenham o mesmo nome, basta fazer
Ctrl+P ou ir a:
Atenção: É necessário ter os devidos codecs instalados previamente. Caso contrário o Subtitle Workshop não abrirá o vídeo. Podem obter tudo o que é necessário em
www.free-codecs.comPara criar uma nova legenda, basta fazer
Ctrl+N ou:
1.2 Editar uma legendaVamos ver os comandos mais básicos para editar uma legenda.
Vou referir sempre os atalhos do teclado, porque são a maneira mais simples e rápida de trabalhar.
1.2.1 Inserir linhasPara inserir uma nova linha, selecciona-se uma linha e usa-se a tecla
Insert ou:
Para inserir uma linha antes usa-se o
Shift+Ins ou:
1.2.2 Apagar linhasPara apagar basta seleccionar a linha ou linhas (
Shift + seta cima/seta baixo) e usar o
Delete ou:
1.2.3 Alterar valoresPara editar a legenda propriamente dita:
Temos o tempo inicial “Início”, o tempo final “Fim”, a duração da legenda “Duração” e a caixa do texto.
Para alterar os valores, existem 3 modos:
- Manualmente, inserindo um valor e fazendo
Enter em seguida;
- Usando as setas ao lado de cada valor:
- Utilizando os botões (quando existe vídeo disponível):
Coloca-se o vídeo em play (
)
O primeiro botão serve para inserir o tempo inicial e o segundo para o tempo final.
É de referir ainda que se pode alterar o tempo final de uma linha alterando apenas a duração da mesma.
1.2.4 Colocar linhas em itálicoClicando com o botão direito do rato na legenda ou legendas (
Shift + seta cima/seta baixo) e em seguida em “Itálico”. Para colocar em itálico apenas uma parte da frase, tem que ser manualmente, ou seja, colocar essa parte entre o seguinte código:
Isto é um <i>exemplo</i>
Todos os outros estilos são desnecessários.
1.3 Gravar legendaPara gravar a legenda basta fazer
Ctrl+S ou:
e escolher o formato SubRip:
gravando em seguida o ficheiro com o nome desejado.
Em caso de querer gravar uma legenda com outro nome tem que se usar o
Shift+Ctrl+S e seguir o mesmo processo.
NOTA: Para converter umas legendas em formato *.sub basta abrir a legenda e gravá-la como *.srt (subrip) como descrito acima.
1.4 Fechar/SairPara fechar a legenda, ou sai-se do programa (
Alt + F4) ou utiliza-se o
Ctrl+W:
1.5 Prévisualização de vídeoTodos os comandos na barra que é mostrada,
têm descrições, vamos vendo o seu uso à medida que vamos avançando.
Nota: se tiver instalado um programa como o VobSub ou Fdshow, será igualmente útil. Se a legenda tiver o nome exacto do vídeo, irão aparecer duas legendas, uma do Subtitle Workshop e outra do filtro instalado. Para evitar isto, desactiva-se o filtro ou renomeia-se a legenda.
Os botões, da esquerda para a direita:
1.5.1 Play/Pausa (Ctrl+Space)Clicar uma vez para play e novamente para pausar.
1.5.2 Stop (Ctrl+Backspace)Interrompe o playback e retrocede para 00:00:00.000.
1.5.3 Activar lista de apresentaçãoQuando activado, o Subtitle Workshop assinala a linha que está a ser presentemente mostrada na janela do vídeo e passa automaticamente de legenda em legenda à medida que o vídeo avança. Útil para quando se quer moderar/verificar uma legenda.
1.5.4 Ir para a legenda anterior e Ir para a próxima legendaEstes dois botões colocam a posição do vídeo no tempo inicial da legenda anterior/seguinte daquela que está a ser mostrada.
1.5.5 Retroceder (Alt+seta esquerda) e Avançar (Alt+seta direita)Ao clicar uma vez, retrocedem ou avançam o tempo especificado nas Opções (Alt+S) -> Pré- visualização Vídeo -> Tempo de retrocesso e avanço.
O tempo por defeito é de 0.5 segundos (500 milisegundos). Ao manter o botão pressionado, avançam ou recuam no vídeo a uma maior velocidade. Podem ser utilizados quando o vídeo está em play, stop ou pause.
1.5.6 Alterar taxa de reproduçãoAo ser activado o playback do vídeo será mais lento ou mais rápido, consoante o valor especificado nas Opções -> Pré- visualização Vídeo -> Taxa alterada de reprodução por omissão.
O valor por defeito é de 10%.
1.5.7 Mover legenda (Alt+M)Este botão move todas as legendas seleccionadas, de modo que o tempo inicial da primeira legenda fica igual ao tempo actual do vídeo. Não altera a duração das legendas, funciona como uma versão rápida de “Definir demora” (Ctrl+D). (secção 2.5, método 2)
1.5.8 Definir tempo inicial (Alt+C) e Definir tempo final (Alt+V)O botão “Definir tempo inicial” irá substituir o tempo inicial da legenda seleccionada pelo valor actual do vídeo e o botão “Definir tempo final” substitui o tempo final da legenda pelo valor do vídeo e passa para a legenda seguinte (excepto se esta for a última).
1.5.9 Legenda inicial (Alt+Z) e Legenda final (Alt+X)Muito útil quando se quer criar uma legenda de raiz. "Legenda inicial" estipula uma variável interna para o valor do tempo em que o vídeo se encontra neste momento (com o vídeo em play), “Legenda final” cria uma nova legenda (linha) com o tempo inicial igual à variável e o tempo final igual ao tempo actual no vídeo.
1.5.10 Marcar como primeiro ponto de sincronização (Ctrl+1), Marcar como último ponto de sincronização (Ctrl+2) e Adicionar ponto de sincronização de legendagem/vídeo (Ctrl+Alt+P)Estes botões encontram-se explicados na secção de métodos de sincronização.