Autor Tópico: O que é e o que significa o Tau de São Francisco? - Artigo  (Lido 23 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 3 492
  • Tópicos: 1 225

  • : 104
  • : 78

O que é e o que significa o Tau de São Francisco? - Artigo
« em: Segunda, 07 de Outubro, 2024 - 15h42 »


Muitos católicos usam no pescoço o Tau de Sâo Francisco mas não conseguem explicar o seu significado.



O que é e o que significa o Tau?

10 de março de 2022

https://igrejadoscapuchinhos.org.br/o-que-e-e-o-que-significa-o-tau/



De acordo com uma teoria Jesus não teria dito em Apocalipse 22:13 "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro." Ele teria dito "eu sou o Alef e o Tav" pois ele não falava grego.

Signiicado da última letra do alfabeto hebraico Tav:

"Guimatria do  Áléf e  Tav

A letra hebraica “Álef”  tem no seu radical “aluf” , que quer dizer “Campeão”. Também “Aluf” indica ser uma patente militar sênior nas Forças de Defesa de Israel (IDF) para oficiais que em outros países, teria o posto de general , marechal da aviação ou almirante. A única diferença entre as duas expressões esta na consoante “vav”, pois “aluf” escreve assim ( álef + lâmed + vav + fêi.) Yeshua foi o nosso “Campeão” que venceu a morte no madeiro.
O “álef” primitivamente tinha a conotação de “boi”; “força”; “líder” ou “poder”, o que nos remonta aos sacrifícios do Beyt (Templo) tipificando Yeshua haMashiach. Muita das vezes apenas uma única letra hebraica possui vários significados diferentes e o mais importante, se encaixa perfeitamente no perfil de nosso Mashiach. Veremos o significado da última letra hebraica, o “tav”.
Assim a letra hebraica  “álef”, também o  “tav” está diretamente relacionada à Yeshua, analisemos:
O “tav” é a última letra do alef/bet e que tem o valor numérico 400. Portanto, se somados o “tav”, a última letra com o “álef” que é a primeira letra do hebraico, teremos o valor 401. No entanto, para obtermos sua raiz, basta somar 4+1 = 5.
Dentro do judaísmo, o número cinco está relacionado a Toráh, por isso neste número encontramos a quantidade dos livros da Toráh, que significa “Instrução”. Quando Yeshua disse que era o Álef e o Tav conforme relata - “Eu sou o Alef e o Tav, o Princípio e o Último e, o que vês (Yochanan) escreve num rolo e (...)” - estava afirmando ser a Toráh, (Verbo, a Palavra), porque diz – “Be’reshith era a Miltha, e a Toráh Vivendo” – Yochanan 1:1. O Tav também é a sigla que significa Sinal, Marca ou Pacto, além de ser a primeira letra da palavra Toráh (Miltha).
No aramaico, língua falada por Yeshua, “Miltha” significa “força”, “emanação”, “poder”, “essência” e a "Toráh", pois é uma palavra única, em que se aplica como termo único a muitas manifestações de YHVH. Ao contrário de “devar” (dizer, falar ou expressar), do hebraico; Miltha não encontrava termo equivalente em qualquer das outras linguagens (hebraico, grego), sendo assim, esta palavra é mais uma prova da primazia do “Aramaico” no Pacto Renovado.
Em Gilyahna (Ap.) ha-melachim (os anjos) passam selando nas testas dos servos de Elohim com um sinal, conforme está escrito – “não danifiquem o olam (terra), nem o Shamai (águas), nem às eytzim (árvores), até que tenhamos SELADO NAS SUAS FRONTES (testas) os avadim (servos) do nosso Elohim”.
Na verdade, dentro da simbologia da revelação, o sinal marcado pelos melachim é um “Tav” (“T”de Toráh, Lei/Mandamento/Instrução).
Quando Cain matou seu irmão Havel a primeira atitude do Eterno foi perguntar para Cain o que ele tinha feito com o irmão, uma vez que o sangue de Havel chamava pelo Eterno, e a partir daquele momento o Eterno disse que ele seria lavrador sobre a terra e fugitivo, e foi neste momento que Cain ficou com medo por que qualquer um que o encontrasse, o mataria devido ao assassinato que havia cometido contra o Havel, mas para que isso não ocorresse o Eterno colocou nele um “Sinal”, para que não fosse morte quem o encontrasse – “E o Eterno pôs em Cain um SINAL” – este Sinal foi a letra hebraica “Tav”, pois “Tav” significa “Sinal”, “Marca” ou “Pacto”, fazendo alusão a Toráh como (Instrução).
Aqui está o segredo da perseverança dos Ysraelitas kidushim (os santos de Israel), o Sinal, daqueles que guardam ha-mitzvót (os mandamentos) da Toráh do Eterno e a emunah (fé) em Yeshua - Gilyahna (Ap) 14:12.
A palavra “Sinal” em hebraico é  “Óth” escrita com as letras (álef + vav + tav) e que significa: uma marca; bandeira; lembrança; prodígio; presságio; advertência; símbolo; insígnia; estandarte; milagre e prova. “Óth” vem do mesmo radical de “Úth” que por sua vez significa "consentir"; "concordar."
As duas letras hebraicas álef e tav, que significam “Princípio e Fim” são encontradas duas vezes no primeiro livro da Toráh, no Sefer Be’reshit (Gn)1:1 – “Bereshit bara Elohim et hashamayim ve'et ha'aretz” - O que mais causa impressão é ter aparecido o termo “et”, que quer dizer “álef e tav” antes da expressão Ha’Shamayim (os Céus) e outro “et” antes da expressão Há’éretz (a terra), indicando a Sua existência (Princípio e Fim) nos Mundos, tanto na Terra quanto no Céu.
Como o “et”  “álef” e “tav” é a primeira e a última letra do alfabeto hebraico, nossos sábios interpretam que antes do Eterno dizer: “Ehiêr Or” (haja a luz) Adonai criara o alfabeto hebraico como ferramenta da criação; sendo assim, ficaria – “No princípio criou Elohim o alfabeto (a Palavra) e disse haja a luz”. Baseado nesta revelação, vejamos Yochanam (João)1:1: “Be’reshit (no princípio) era a Miltha (Palavra), e a Toráh (Palavra) Vivendo estava com Elohim e a Toráh era YHVH”.
Não deixa margem nenhuma de dúvida, é claro, que a palavra "Miltha" (Verbo, Menra, palavra, emanação) literalmente criadora é e faz referência à Yeshua que é o “Primogênito de toda criação.”
Yeshua é o “et” álef e tav, isto é, a Miltha (Verbo; Toráh) existia antes da Fundação do Olam (mundo), da criação dos Céus e da Terra, por isso a existência de dois "et" no primeiro versiculo da Toráh indicando que Yeshua é o "Principio" (álef) e o "Fim" (tav) tanto no Céu quanto na Terra."

(texto retirado do grupo no facebook => Judaísmo a Serviço de Yeshua, postado por => Yeshua Ha Mashiach)



Ser o último tem relação com a passagem bíblica:

Mateus 20:16: "Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos."
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"