0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.
JOGO DE CORPO apresenta um mosaico sedutor de jogos de combate dos dois lados do Atlântico. O filme conta a história de Mestre Cobra Mansa que procura entender sua herança afro-brasileira, e em particular explorar a ancestralidade de sua arte, a capoeira. A busca de suas raízes começa no Rio, onde Cobra Mansa, na época um moleque de 12 anos, aprendeu capoeira na rua como meio de sobrevivência. O aprendizado da capoeira também elevou sua autoestima. Ele conta como ingressou no Movimento Negro e descobriu sua identidade afro-brasileira através da capoeira. Jogando capoeira e dialogando com mestres do Rio e da Bahia, Cobra Mansa nos leva para uma África no Brasil. É o mundo da capoeira, onde jogadores golpeiam, giram e quebram o corpo acompanhado por cantigas que evocam ancestrais africanos, o mundo dos escravizados e seus senhores, e um lugar mítico chamado “Angola”. Na Angola real Cobra Mansa segue as trilhas de um influente mito brasileiro sobre as origens africanas da capoeira. Esse mito vincula a capoeira a um legendário jogo angolano chamado engolo – a dança da zebra. A busca o leva a povoados remotos no sul de Angola onde jogadores de engolo lhe ensinam “a arte de se dobrar com o vento” e falam dos “antigos” que entram no jogo incorporando seus antepassados. O diálogo entre capoeira e engolo nos povoados remotos no sul de Angola, permite Cobra Mansa e seus amigos compreender as afinidades e diferenças entre os jogos de combate dos dois lados do Atlântico. Ao lado de engolo ele encontra outros jogos que lhe trazem a memória as brigas de rua da década de 1970 no Brasil. No sul de Angola ele também descobre arcos musicais parecidos com o berimbau brasileiro, o instrumento tocado pelos capoeiristas. Em JOGO DE CORPO nos deparamos com personagens fascinantes: no Brasil os mestres de capoeira Boca Rica, Celso, Moraes e Felipe e em Angola os jogadores de engolo Kahani, Patrício, Muhalambadji and Lombolene. Cobra Mansa constata que a cultura rural do gado e da iniciação feminina são contextos culturais angolanos muito diferentes do contexto urbano da capoeira no Brasil.