0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.
Na margem de um rio no Quênia, na África, uma figueira gigante aparentemente comum e a pequena vespa-do-figo diferem em tamanho um bilhão de vezes, mas uma não poderia existir sem a outra. O seu relacionamento extraordinário é uma maravilha da co-evolução, um casamento que durou milênios. Ele forma a base de uma complexa teia de dependência que sustenta ecossistemas inteiros, fornecendo alimento para milhares de criaturas: de elefantes e girafas, morcegos frugívoros e calaus florestais a macacos, insetos e peixes. Cada figo individual é um microcosmo infinitesimal da vida: um palco montado para o nascimento, sexo e morte, no qual as minúsculas personagens das vespas-do-figo lutam contra predadores e parasitas para cumprir a sua missão, que é polinizar uma árvore cujas flores desabrocham dentro de seus frutos.Um retrato íntimo e incrivelmente detalhado das vespas-do-figo e do seu mundo é possível graças à paciência e habilidade de dois cineastas notáveis, que empregaram a magia da fotografia ultra-macro e câmeras de alta definição para contar uma história de vida selvagem que nunca foi contada antes . É uma das histórias mais incríveis do mundo natural - um conto de intriga e drama, com a grande África e a sua vida selvagem como pano de fundo.
Esta jóia de documentário supera os filmes ou séries de TV mais bem avaliados. A história de vida da árvore é fantástica, as vidas que ela abriga são incríveis. As relações entre a árvore e os insetos e as aves são inacreditáveis.Terminei de assistir boquiaberto e perplexo. A Mãe Natureza nunca deixa de me encantar.Agradeço a todas as pessoas que estiveram envolvidas na criação desse brilhante documentário. Eu gostaria que as pessoas e políticos ao redor do mundo tivessem a chance de assistir a esta obra-prima e debruçar-se sobre ela. Isso poderia acabar com o ódio e a animosidade entre as pessoas.
A evolução de uma figueira na África e o seu único polinizador, -a vespa-do-figo. Este filme nos leva através de uma jornada de relacionamentos entrelaçados. Mostra como a figueira (rainha) sustenta a vida de toda uma gama de espécies, desde plantas, insetos, outros animais e até mamíferos. Essas outras espécies, por sua vez, sustentam a vida da própria figueira. Ela não poderia sobreviver sem a interação de todas essas diferentes criaturas e as várias funções que desempenham. Este é um dos melhores exemplos de documentação (em vídeo) das maravilhas do nosso mundo natural; os meandros envolvidos para a sobrevivência e para garantir a existência perpétua das espécies. Mostra-nos o quão frágil é o equilíbrio entre a sobrevivência e a extinção. Filmado inteiramente em alta definição widescreen 16x9, esta é sem dúvida a melhor cinematografia já produzida/filmada. Este filme usa técnicas nunca feitas até agora, com tecnologia nunca antes disponível. Este documentário deve ganhar vários prêmios, como as pessoas vão ver. Altamente recomendado.
Melhor filme sobre a Natureza que já vi em anos.Peguei isso na PBS, enquanto navegava pelo canal. No começo eu pensei: "ok, árvore legal - agora continue com os leões e elefantes!" e já estava preparado para adormecer. Rapaz, como eu estava errado! Filmagens fantásticas e inovadoras, uma ciência fascinante e perspicaz que eu nunca vi em nenhum lugar antes e uma história convincente que se encaixa perfeitamente. Fiquei fisgado do começo ao fim. O filme acompanha a vida de uma única árvore (!) ao longo de um ano, mostrando e explicando em detalhes as complexas relações das dezenas de espécies de insetos, aves, lagartos e mamíferos cuja vida está entrelaçada com esta única árvore. Quem for assistir vai suspirar de admiração pela Natureza.