The Russian soldiers refusing to fight in Ukraine (Os soldados russos que se recusam a lutar na Ucrânia)
By Olesya Gerasimenko and Kateryna Khinkulova
BBC World Service 03/06/2022
https://www.bbc.com/news/world-europe-61607184(tradução by feliphex)"Algumas tropas russas estão se recusando a voltar a lutar na Ucrânia por causa de suas experiências na linha de frente no início da invasão, segundo advogados e ativistas russos de direitos humanos. A BBC falou com um desses soldados.
"Eu não quero voltar [para a Ucrânia] para matar e ser morto", diz Sergey - nome fictício - que passou cinco semanas lutando na Ucrânia no início deste ano.
Ele agora está em casa na Rússia, tendo recebido aconselhamento jurídico para evitar ser enviado de volta à linha de frente. Sergey é apenas um das centenas de soldados russos que estão buscando esse aconselhamento.
Sergey diz que está traumatizado com sua experiência na Ucrânia.
"Eu pensei que nós éramos o exército russo, o mais extraordinário do mundo", diz o jovem amargamente. Em vez disso, eles deveriam operar sem equipamentos básicos, como dispositivos de visão noturna, diz ele.
"Nós éramos como gatinhos cegos. Estou chocado com nosso exército. Não custaria muito nos equipar. Por que isso não foi feito?"
Sergey se juntou ao exército como recruta - a maioria dos homens russos entre 18 e 27 anos deve completar um ano de serviço militar obrigatório. Mas, depois de alguns meses, ele decidiu assinar um contrato profissional de dois anos, que também lhe daria um salário.
Em janeiro, Sergey foi enviado para perto da fronteira com a Ucrânia, onde lhe disseram que seriam exercícios militares. Um mês depois - 24 de fevereiro, o dia em que a Rússia lançou sua invasão - ele foi instruído a cruzar a fronteira. Quase imediatamente sua unidade se viu sob ataque.
Quando eles pararam para passar a noite em uma fazenda abandonada, seu comandante disse: "Bem, como você já deve ter percebido, isso não é uma piada".
"Meus primeiros pensamentos foram 'Isso está realmente acontecendo comigo?'"
Eles eram continuamente bombardeados, diz ele, tanto em movimento quanto quando estacionados durante a noite. Em sua unidade de 50 pessoas, 10 foram mortos e outros 10 feridos. Quase todos os seus camaradas tinham menos de 25 anos.
Ele ouviu falar de militares russos tão inexperientes que "não sabiam atirar e não sabiam distinguir uma extremidade de um morteiro da outra".Ele diz que seu comboio - viajando pelo norte da Ucrânia - se desfez depois de apenas quatro dias, quando uma ponte que eles estavam prestes a atravessar explodiu, matando companheiros à sua frente.
Em outro incidente, Sergey diz que teve que passar por companheiros presos dentro de um veículo em chamas à sua frente.
"Foi explodido por um lançador de granadas ou qualquer outra coisa. Pegou fogo e havia soldados [russos] dentro. Contornamos e continuamos, atirando enquanto avançávamos. Não olhei para trás."
Sua unidade se mudou pelo interior da Ucrânia, mas houve uma clara falta de estratégia, diz ele. Os reforços não chegaram e os soldados estavam mal equipados para a tarefa de tomar uma grande cidade.
"Fomos sem helicópteros - apenas em uma coluna, como se estivéssemos indo para um desfile."
Ele acredita que seus comandantes planejaram capturar redutos fortificados e cidades-chave muito rapidamente - e calcularam que os ucranianos simplesmente se renderiam."Nós corremos adiante com pernoites curtas, sem trincheiras, sem reconhecimento. Não deixamos ninguém na retaguarda, então se alguém decidisse vir por trás e nos atingir, não havia proteção.
"Acho que [muitos de] nossos homens morreram em grande parte por causa disso. Se tivéssemos nos mudado gradualmente, se tivéssemos verificado as estradas em busca de minas, muitas perdas poderiam ter sido evitadas."
As queixas de Sergey sobre a falta de equipamentos também surgiram em conversas telefônicas supostamente entre soldados russos e suas famílias, interceptadas e postadas online pelos serviços de segurança ucranianos.
No início de abril, Sergey foi enviado de volta à fronteira para um acampamento no lado russo. As tropas foram retiradas do norte da Ucrânia e pareciam estar se reagrupando para um ataque no leste. Mais tarde naquele mês, ele recebeu uma ordem para retornar à Ucrânia - mas disse ao seu comandante que não estava preparado para ir.
"Ele disse que era minha escolha. Eles nem [tentaram] nos dissuadir, porque não fomos os primeiros", disse Sergey à BBC. Mas, ele estava suficientemente preocupado com a reação de sua unidade à sua recusa que decidiu procurar aconselhamento jurídico.
Um advogado disse a Sergey e dois colegas que pensavam da mesma forma para devolverem suas armas e voltarem para a sede de sua unidade - onde deveriam apresentar uma carta explicando que estavam "exaustos moral e psicologicamente" e não podiam continuar lutando na Ucrânia.
Sergey foi informado de que o retorno à unidade era importante porque a simples saída poderia ser interpretada como deserção, o que pode resultar em uma sentença de dois anos em um batalhão disciplinar.
Comandantes do Exército tentam intimidar soldados contratados para que fiquem com suas unidades, de acordo com o advogado russo de direitos humanos Alexei Tabalov. Mas ele enfatiza que a lei militar russa inclui cláusulas que permitem que os soldados se recusem a lutar se não quiserem.
O ativista de direitos humanos Sergei Krivenko diz que não tem conhecimento de quaisquer processos contra aqueles que se recusam a retornar ao front.
Isso não quer dizer que os processos não estão sendo tentados.
Um comandante no norte da Rússia solicitou que um processo criminal fosse aberto contra seu subordinado que não retornaria à Ucrânia, mas um promotor militar se recusou a prosseguir, de acordo com documentos vistos pela BBC. Tal ação seria "prematura" sem ter avaliado o dano ao serviço militar em que estava envolvido, disse o promotor.
E não há garantia de que mais processos não possam surgir no futuro.
Soldados como Sergey - relutantes em retornar à linha de frente - não são incomuns, de acordo com Ruslan Leviev, editor do Conflict Intelligence Team, um projeto de mídia que investiga as experiências dos militares russos na Ucrânia por meio de entrevistas confidenciais e material de código aberto.
Leviev diz que sua equipe estima que uma minoria considerável dos soldados russos enviados à Ucrânia para lutar na invasão inicial se recusou a voltar novamente.
A mídia russa independente também relatou centenas de casos de soldados que se recusaram a voltar para a Ucrânia desde o início de abril.
Vários advogados e ativistas de direitos humanos com quem a BBC conversou disseram que vinham oferecendo conselhos regularmente a homens que tentavam evitar o retorno à Ucrânia. Cada um de nossos entrevistados havia lidado com dezenas de casos e acreditava que esses soldados também compartilhavam conselhos com seus colegas.
Embora Sergey não queira retornar à linha de frente, ele deseja completar seu excelente serviço militar na Rússia para evitar consequências imprevistas. Mas isso significa que - embora sua carta de recusa em lutar tenha sido aceita - não há garantias de que ele não será enviado de volta à Ucrânia durante seu período de serviço.
"Posso ver que a guerra continua, não vai acabar", disse ele à BBC. "Nestes meses [de serviço militar obrigatório] que me resta, tudo - inclusive o pior - pode acontecer."