Dez anos após a libertação dos campos de concentração Nazis, o realizador Alain Resnais, documentou os campos abandonados de Auschwitz. Uma das primeiras relfexões cinematográfocas sobre os horrores do Holocausto, "Night and Fog" (Nuit et Brouillard) contrasta o silêncio da quietude dos campos abandonados, os edifícios vazios com imagens de guerra pungentes. Com "Night and Fog", Resnais investiga a natureza cíclica da violência do homem sobre o próximo e sugere que tais horrores possam ocorrer novamente.
Lembro-me que quando tinha 13 anos de idade, vi no liceu um documentário chamado “Night and Fog” que falava sobre o holocausto. Era um documentário muito forte, com muitos testemunhos. Mas para mim foi algo marcante e humanizador. Fez-me começar a ver e a pensar o mundo de forma diferente do que fazia antes.Não me marcou de forma a que não pudesse continuar, mas fez com que ainda hoje eu encare as coisas de uma forma muito humanista.
(...) Mas será em 1955 que Resnais atingirá o seu ponto mais alto na sua fase de produção de curtas-metragens e documentários. Este é o ano de Nuit et Bruillard, documentário sobre os campos de concentração nazis durante a 2º Guerra Mundial. Mas este é acima de tudo o documentário da poesia visual, e de novo, do esquecimento, ou melhor, do não-esquecimento do passado. Os momentos em que o nevoeiro substitui os campos de concentração (não é preciso mostrar para falar sobre algo) potenciam alguns dos maiores momentos cinematográficos da década.
Boa noiteQueria agradecer a quem disponibilizou este grande filme, que tenho numa cassete bem velhinha, e perguntar como devo fazer para ter som. É que, das duas vezes que o "tirei", no media player diz erro de codec, e som nicles...Muito obrigado