Pessoal, a rigor este documentário é mais sobre a Revolução Francesa (RF) do que sobre a vida de Danton! Ele é um dos personagens, mas o pano de fundo e toda a ambientação é a RF.
Eu não sei o quanto vocês sabem da RF, mas os passos iniciais dela são monarquistas. A burguesia, neste começo (1789-1791) queria uma Constituição, não uma República. Inclusive Danton! É formada uma assembléia nacional, com poderes para redigir esta constituição! É a primeira fase da revolução ainda, com seus erros e acertos.
Em junho/1791, a Família Real (FR) decide fugir da França e ir para a Áustria, para sufocar a RF de fora para dentro, com mercenários austríacos (lembrem-se de que Maria Antonieta, a rainha, era austríaca). A FR foi interceptada em uma cidade chamada Varennes (há um filme chamado "Casanova e a Revolução - Noites de Varennes", contando exatamente este episódio!) e é levada de volta! Mas o prestígio da monarquia é ferido de morte!
Quando esta traição do rei fica provada, um rei que decide sufocar seu próprio povo com tropas mercenárias, a situação da FR torna-se insustentável. O rei é deposto, uma república é instituída. Com o tempo, o rei é julgado e condenado. Ele é decapitado em janeiro de 1793.
Esta república nascente tem um ministro da Justiça: Danton! Ele era o homem que faz a legislação nestes momentos iniciais da RF! O esquema era muito rústico, uma república com 1-2 anos de vida, bastante incipiente. E Danton - fora o cargo de ministro da Justiça - ocupa também tarefas que quase o colocariam como um primeiro-ministro. Uma figura poderosíssima!
Em 1792, enquanto o rei ainda estava vivo, começam invasões estrangeiras à França! As demais monarquias européias CERTAMENTE não gostaram do precedente de um país derrubando seu rei e criando uma república! Prússia, Áustria, Rússia e Inglaterra começam a lutar contra a França, em uma série de coalisões!
Para piorar as coisas no conturbado ano de 1793, a Vendéia, uma região da França, decide se proclamar contrária à República, pedindo a volta da monarquia! Esta região levanta-se em armas!
Todo este contexto (escassez - que gerou a RF em 1789 -, revolta interna, invasões externas, disputas na assembléia) leva a um clima de instabilidade extrema! A saída para pacificar este clima é o "Comitê de Salvação Pública", ou seja, um grupo criado por Danton para fornecer "Justiça Rápida" (geralmente menos de 24 horas). É o Terror! (5/9/93-27/7/94)
Primeiro Danton depois Robespierre ocuparam a Presidência deste comitê! Mas - quando Danton está na presidência... ele vai para sua casa de campo, para descansar e pescar! Ele havia se casado recentemente pela segunda vez... Ele sai e deixa uma brecha de poder que vai ser ocupada por Robespierre!
O resultado final de Robespierre no poder vai ser a tentativa deste de acabar com os dois grupos dissidentes: os que queriam levar a Revolução muito além, queriam uma "Revolução Permanente" (capitaneados por Hébert) e os que queriam segurá-la, suavizá-la, os "Moderados" (liderados por Danton). Robespierre acaba por mandar ambos à guilhotina, unindo-se com o segundo para atacar o primeiro e - depois - decapitando Danton inclusive!
Pessoal, este é um dos melhores documentários de RF que eu já encontrei! Há pouco material disponível e este - além de completo - é didático e acessível! Mostra muitos dos lugares onde as personagens passaram, mostra algumas reconstruções faciais usando tecnologia atual (Robespierre)... Em suma, além de uma síntese da RF, uma série de dados que certamente vale a pena!
Como o volume de dados é enorme, eu sugiro a vocês papel e caneta! Anotem as principais datas!
Vale muito a pena!