Há cada vez mais vídeos disponibilizados em sites de compartilhamento de arquivos utilizando o codec x265 (baseado no padrão HEVC/H265), e os últimos modelos de TVs e DVD/Blu-ray players já reproduzem vídeos neste formato (DICA: se for trocar ou comprar um novo aparelho de TV ou vídeo player verifique no manual a compatibilidade com esse codec). Além disso, vários player de vídeos para windows já reproduzem vídeos que utilizam esse codec, como PotPlayer ou VLC.
E como podemos gerar vídeos nesse padrão? Para começar, baixe e instale a última versão do HandBrake, disponível no site
https://handbrake.fr/downloads.php, compatível com o seu sistema operacional.
Inicie o HandBrake, clique no botão "Source", "File" e escolha o arquivo para converter. O HandBrake aceita a maioria dos arquivos de vídeo utilizados, como AVI, MPEG, MP4, VOB, WEBM, FLV, etc. Também pode escolher uma pasta ("Folder") com os arquivos de um DVD ou Blu-ray ou um "DVD Drive Option". Obs: O HandBrake não tira proteção de DVD, então é necessário utilizar um outro aplicativo para tirar a proteção do DVD/Blu-ray antes.
Clique no botão "Browse", escolha o local e informe o nome do arquivo de saída. A extensão do vídeo de saída pode ser MP4 (padrão) ou MKV.
Na aba "Video", selecione H.265 (x265) como o "Video Codec" a ser utilizado. Em "Quality", selecione "Constant Quality" RF: 28 para vídeos de entrada de alta definição (720p ou 1080p) ou RF 25 para vídeos com definição padrão. Quanto menor esse valor, melhor a qualidade e maior o tamanho do arquivo gerado. Em "Optimise Video", selecione x265 Preset "Medium". Obs: CRF 28 no x265 visualmente corresponde a CRF 23 do x264, mas com cerca de metade do tamanho. Gere uma prévia e, se não ficar satisfeito com a qualidade, reduza o CRF em 1 ou 2. Nos testes que eu fiz obtive ótimos resultados com os valores acima.
Na aba "Audio", escolha a trilha de áudio e exclua as outras clicando no "X". Altere o "Bitrate" para 128K e o "Mixdown" para Stereo, se quiser um arquivo menor, ou mantenha os valores sugeridos pelo aplicativo.
Na aba "Subtitle", escolha a legenda desejada e exclua as outras clicando no "X".
Clique no botão "Start" para iniciar a conversão. Também pode adicionar várias tarefas a uma fila ("Add to Queue") para iniciar várias conversões ou gerar uma prévia ("Preview").
O ideal é fazer a codificação a partir do DVD/Blu-ray ou de um vídeo gerado por uma placa de captura. Mas é possível fazer a codificação em grandes arquivos (com mais de 3GB por hora de vídeo) com qualidade. Gere uma prévia e reduza o CRF se não ficar satisfeito com o resultado.