Finalmente encontro alguém que pensa como eu relativamente ao uso dos hífens. :-)
Também julgo que os hífens ocupam espaço desnecessário e não fazem muito sentido na maioria dos casos, especialmente em filmes, nos quais não existe normalmente narração.
Julgo que isso só faz sentido em algo escrito em papel (em livro, por exemplo), em que nós não ouvimos. Nesses casos apenas e só a leitura terá de nos fornecer pistas sobre como as coisas devem ser interpretadas e o uso de hífens nos dialógos ajuda a reforçar a ideia de diálogo, sobretudo quando o discurso não é usado.
Em vídeo, e uma vez que existe sempre o áudio, julgo nunca serem necessários nos filmes e nos documentários só por vezes, quando existe narração com diálogos (sobretudo em "docodramas" se é assim que se escreve...), para ajudar a distinguir uma parte de outra, embora um pouco te atenção nos retire quaisquer dúvidas, julgo eu.
Por isso compreendo perfeitamente a dúvida do arodri e digo-lhe como costumo fazer isso, pois já o fiz centenas de vezes.
O método sugerido para utilizar no Word, é muito elegante mas infelizmente não funciona bem pois junta a parte final da linha anterior com o início da linha contendo o hífen.
E depois, eu pessolamente, prefiro utilizar o bloco de notas, que sempre é mais rápido e directo de usar, nestes casos, penso eu de que...
O método que o FragaCampos sugere serve é aquele que eu uso, com o Bloco de Notas (Notepad para quem tem o sistema operativo em inglês).
Eu apenas gostaria de acrescentar como fazer para substituir de uma forma segura e relativamente fácil tudo.
CASO 1: Para "- "
Basta fazer uma outra substituição prévia, tipo cópia de segurança.
E a única situação em que eu detectei que isso seria necessário, é quando temos espaço + hífen + espaço, como por exemplo em nomes de locais (Ex: Londres - Inglaterra).
1. Para ter 100% de certeza que nada corre mal, eu procuro primeiro por esta cadeia de caracteres " - ".
2. Se existir, substituir esses " - " por " | ", pois a barra vertical é um caracter que duvido seja utilizado para o que quer que seja numa legenda. Mas pode-se usar qualquer outro caracter.
3. Depois é só substituir "- " por uma cadeia vazia de caracteres (nada9, para eles desaparecem.
4. Por fim, volta a colocar-se o hífen com espaços, fazendo a substituição inversa: " | " por " - "
CASO 2: Para "-"
1. Aqui teremos de fazer a substituição dos "-->" por outra coisa qualquer, como por exemplo três barras verticais: "|||"
2. De seguida verificamos o caso 1, descrito em cima.
3. Fazemos as duas substituições de hífens.
3a. Substituir "- ", por nada
3b. Substituir "-", também por nada.
Não troque esta ordem, senão ao substituir todos os hífens, no primeiro caso ficaria com um espaço inicial em cada linha que tivesse um hífen e não o poderia substituir. ;-)
4. Por fim, volte a desfazer as substituições de segurança.
Na realidade, não me recordo de alguma vez ter necessitado de ser drástico ao ponto substituir os "-->", pois quando existem "-" sem o espaço a seguir são muito poucos e faço-o manualmente. Mas para se quisermos ser rigorosos, este é um processo possível.
Com um pouco de prática, na maior parte dos casos são apenas 2/3 segundos para alterar isto em cada ficheiro de legendas.
Desculpem a mensagem comprida.
Espero ter ajudado.