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Sem percebermos, a vida moderna assumiu o controle. Algoritmos controlam tudo, de motores de busca na Internet e navegação por satélite à segurança dos dados de cartões de crédito - eles até mesmo nos ajudam a percorrer o mundo, a encontrar o amor e a salvar vidas. O matemático e Professor Marcus du Sautoy desmistifica o mundo oculto dos algoritmos. Ao nos mostrar alguns dos algoritmos mais essenciais em nossas vidas, ele revela de onde esses milenares solucionadores de problemas vieram, como eles trabalham, o que eles conseguiram e como eles ficaram, agora, tão avançados que inclusive podem programar a si próprios.
Bogosort (também conhecido como CaseSort), é um algoritmo de ordenação extremamente ineficiente. É baseado na reordenação aleatória dos elementos. Não é utilizado na prática, mas pode ser usado no ensino de algorítmos mais eficientes. Seu nome veio do engraçado termo quantum bogodynamics e, ultimamente, a palavra bogus.
Insertion sort, ou ordenação por inserção, é um simples algoritmo de ordenação, eficiente quando aplicado a um pequeno número de elementos. Em termos gerais, ele percorre um vetor de elementos da esquerda para a direita e à medida que avança vai deixando os elementos mais à esquerda ordenados. O algoritmo de inserção funciona da mesma maneira com que muitas pessoas ordenam cartas em um jogo de baralho como o pôquer.
O algoritmo heapsort é um algoritmo de ordenação generalista, e faz parte da família de algoritmos de ordenação por seleção. Foi desenvolvido em 1964 por Robert W. Floyd e J.W.J Williams.
Timsort é um algoritmo de ordenação híbrido derivado do merge sort e do insertion sort, projetado para ter boa performance em vários tipos de dados do mundo real. Foi inventado por Tim Peters em 2002 para ser usado na linguagem de programação Python, e tem sido o algoritmo de ordenação padrão de Python desde a versão 2.3. Ele atualmente é usado para ordenar arrays em Java SE 7.
Algoritmo similiar ao Insertion sort com a diferença que o Gnome sort leva um elemento para sua posição correta, com uma seqüencia grande de trocas assim como o Bubble sort. O algoritmo percorre o vetor comparando seus elementos dois a dois, assim que ele encontra um elemento que está na posição incorreta, ou seja, um número maior antes de um menor, ele troca a posição dos elementos, e volta com este elemento até que encontre o seu respectivo lugar.
El ordenamiento por casilleros (bucket sort o bin sort, en inglés) es un algoritmo de ordenamiento que distribuye todos los elementos a ordenar entre un número finito de casilleros. Cada casillero sólo puede contener los elementos que cumplan unas determinadas condiciones. En el ejemplo esas condiciones son intervalos de números. Las condiciones deben ser excluyentes entre sí, para evitar que un elemento pueda ser clasificado en dos casilleros distintos. Después cada uno de esos casilleros se ordena individualmente con otro algoritmo de ordenación (que podría ser distinto según el casillero), o se aplica recursivamente este algoritmo para obtener casilleros con menos elementos.
O algoritmo Quicksort é um método de ordenação muito rápido e eficiente, inventado por C.A.R. Hoare em 1960[1] , quando visitou a Universidade de Moscovo como estudante. Naquela época, Hoare trabalhou em um projeto de tradução de máquina para o National Physical Laboratory. Ele criou o 'Quicksort ao tentar traduzir um dicionário de inglês para russo, ordenando as palavras, tendo como objetivo reduzir o problema original em subproblemas que possam ser resolvidos mais fácil e rápido. Foi publicado em 1962 após uma série de refinamentos. O Quicksort é um algoritmo de ordenação por comparação não-estável.