Entrar
Registar
Quarta, 15 de Janeiro, 2025 - 09h51
.: docsPT :. Documentários em português
Portal
Fórum
Pesquisar
Como pesquisar
Índices
Etiquetas
Listas
Tops
Entrar
Registar
»
Fórum
»
Secção de Debate
»
Discussões
»
Discussão geral
»
Tópico:
Gerenciamento de pedidos e legendas
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Gerenciamento de pedidos e legendas (Lido 1674 vezes)
VitDoc
Moderador
Tradutor
Registo: 25 Mar, 2012
Membro: 28808
Tópicos: 2 745
: 350
: 299
Gerenciamento de pedidos e legendas
«
em:
Terça, 29 de Abril, 2014 - 20h19 »
Caros colegas de Fórum,
Venho tratar de dois assuntos incômodos que julgo fundamentais para nossa organização e unidade.
Ponto 1:
Particularmente, já venho há um tempo buscando compreender as raízes de um certo preconceito contra legendas baseadas em um mesmo idioma, variando apenas em suas raízes e, ocasionalmente, em seus significados.
O que se segue é um desabafo meu, o qual não representa, de modo algum, a opinião do restante do
staff
, embora muito me interessa que eles também venham a manifestar-se. Tenho visto certos comentários e, francamente, considero um insulto 'insinuar' que legendas
são tão iguais (e incompreensíveis/incovenientes) quanto legendas
por parte de parcela dos usuários portugueses - o mesmo vale considerar legendas
, por parte dos brasileiros, como legendas em outro idioma. Há tantos documentários em que se trabalhar - em espanhol, inglês (e tão poucos que se oferecem para ajudar), e ainda nos preocupamos com tamanha besteira?
Deixo claro que pedidos a esse respeito - quando já existam legendas em português (nossa língua), para mim, a partir de agora serão deixados em segundo (e, se pudesse, em terceiro plano), podendo ou não ser atendidos por demais usuários.
Pedidos de legendas para
e
são e sempre serão válidos, mas que não se questione sua qualidade por sua origem.
Ponto 2:
Há uma razão clara para termos uma seção, na página principal do Fórum, chamada
Mensagens Recentes
- é, julgo eu, uma das diretrizes de navegação mais usadas pela ampla maioria dos usuários do Fórum e monopolizá-la com uma lista infindável de pedidos "pessoais" não representa a universalidade: não corresponde ao eventual interesse dos demais usuários. Cabe-se usar o bom senso e a noção de sociedade, percebendo que todos têm direito a um espaço para expressar-se.
Até que ponto isto é incoveniente? Simples, poderia haver uma mensagem mais "útil" ou, prefiramos assim, concreta a respeito de algum tópico do Fórum - denúncia de links OFF, um documentário recém-lançado, uma tradução recém-feita: tudo isso passa a ficar invisível nessa página, pois foi jogado lá para trás, exigindo que o usuário recorra às 20 páginas de mensagens recentes, a qual nos exige mais tempo para alcançar o tópico de nosso interesse.
Não estou dirigindo-me a usuários específicos, pois tal situação já ocorreu várias vezes anteriormente, mas deixando claro minha postura de que, como moderador, passarei a ser mais disciplinador quanto a esse tipo de comportamento 'egoísta'.
Registado
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".
Tutorial Download links Telegram
aqui
.
Links inativos? Informe
aqui
.
ibbins
Moderadora
Ripper
Registo: 19 Ago, 2008
Membro: 1848
Tópicos: 4 679
: 74
: 776
Re: Gerenciamento de pedidos e legendas
«
Resposta #1 em:
Terça, 29 de Abril, 2014 - 23h13 »
Oi,
VitDoc
!
De tempos em tempos, somos atacados por uma espécie de vírus, spammer ou como queiramos chamar, onde um usuário inunda o fórum com mensagens contendo um tipo específico de solicitação, como se dependesse disso para sobreviver. Isso já ocorreu em relação a links, legendas, documentários. Enfim, qualquer tema aqui ventilado.
Tal fato voltou a ocorrer hoje, quando um mesmo usuário fez 18 solicitações seguidas de legendas em pt-pt, mesmo em relação a docs para os quais existe versão em pt-br (também existem usuários que usam a mão inversa, manifestando pouco apreço pelas legendas em pt-pt. Portanto, o privilégio é mútuo). Isso também não é novidade, mas concordo que deixa a gente um bocado frustrado, pq além de parecer haver o tal preconceito de que falas - e creio que ele seja real - demonstra a falta de consideração com todo o esforço aqui despendido por todos aqueles que se dispõem a realizar a hercúlea tarefa de traduzir, legendar, ripar, upar, disponibilizar...
Mas penso que, mesmo assim, vale a pena todo o esforço que fazemos para divulgar cultura, informação, lazer, com qualidade. Tenho sempre a louca pretensão de pensar que podemos "converter" uns e outros, levando-os a se inserirem de modo responsável no mundo da partilha.
Quanto aos preconceituosos, digo que esse é um site lusófono e toda versão de Português é bem-vinda e respeitada, 1º) pq falamos a mesma língua; 2º) pq conhecer o modo de falar em diferentes lugares e por diferentes povos aumenta o nosso conhecimento e o encanto com essa tão maravilhosa língua; 3º) pq esse é um fórum de todos nós para todos nós e o esforço de cá ou de lá para produzir tantas legendas em português é realmente admirável, já que tudo é feito graciosamente. E traduzir e legendar um documentário, pelo simples prazer de fazê-lo é para corações valentes e generosos.
Penso que o melhor modo de responder a essas demandas é dizer:
Não, não existem, estás na seção de TV ou DVD Noutro Idioma
e encerrar, pois ou há um claro objetivo de perturbar ou um claro desconhecimento e desconsideração com tudo. Ainda que tenhamos de responder caso a caso, penso que é mais simples sermos simples e objetivos:
pergunta - resposta
.
Aguardemos que outros digam sobre o tema.
Registado
A informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA."
Alan Basilio
Converta links antigos 1fichier
Os links dos tópicos por mim criados em
Lançamentos docsPT
estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em
Links Quebrados?
FragaCampos
Administrador
Tradutor
Ripper
Registo: 09 Out, 2007
Membro: 1
Tópicos: 3 370
: 75
: 405
Re: Gerenciamento de pedidos e legendas
«
Resposta #2 em:
Quarta, 30 de Abril, 2014 - 22h19 »
Esta é uma questão recorrente desde os primórdios do docsPT, mesmo antes de existir este fórum.
Já foi comentado e discutido em vários sítios e a minha opinião mantém-se. O preconceito pelas variantes do português irá manter-se, o ímpeto para pedir desenfreadamente e/ou tirar sem dizer uma palavra de agradecimento, irá continuar a aparecer, por isso, tudo depende da nossa resposta, do nosso grau de paciência, da nossa capacidade de ensinar a pescar em vez de dar o peixe ou de simplesmente ignorar se para tal houver motivo.
Além das pessoas que aparecem e nunca mais se manifestam ou que não contribuem mas que se acham no direito de exigir, houve e há muitas outras que chegaram da mesma forma e que, perante o modo como os acompanhámos e incentivámos, muito contribuíram ou contribuem para o que o fórum é hoje. A nossa responsabilidade é a de manter este serviço funcional e organizado, mas não temos obrigação de satisfazer todos os pedidos e exigências, muito menos quando são feitos de forma despropositada. Penso e continuo a defender que a solução está no equilíbrio de ambas as partes. A parte que pede e a parte que satisfaz esses pedidos.
Mas o comentário do
VitDoc
sobre a tabela de mensagens recentes deu-me uma ideia. Vou tentar retirar os tópicos de pedidos dessa tabela, impedindo que ela se encha num surto de pedidos, empurrando as mensagens mais relevantes para o fundo.
«
Última modificação: Quarta, 30 de Abril, 2014 - 22h28 por FragaCampos
»
Registado
Saiba como pesquisar corretamente
aqui
.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja
aqui
.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja
aqui
como fazer.
Classifique os documentários que vê.
Sugestão
de como o fazer.
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o topo
»
Fórum