em vez de sugerir um sistema de likes, posso sugerir algo? bem sugeria um topico 1 vez por semana ou 1 vez a cada 15 dias quem quer ser um novo colaborador aqui do forum? póis deve ter muita gente q quer contribuir e não sabe como, sugeria um topico de votaçoes para aqueles q querem contribuir em que gostaria de contribuir se soube-se fazer tal coisa depois de a pessoa querer fazer parte ensinar é so juntar um ou dois membros já experiente e começar a orientar sei q tem dezenas de tutoriais aqui no forum ja dizendo isto, mais vejo muitas pessoas que nao ajudam por ter medo de errar ou de fazer da maneira incorreta bastaria a vontade de ajudar pq a maneira de ajudar a contribuir é mais facil passar se a pessoa tiver interesse a aprender.tive a experiencia de ajudar a alguns a se tornarem utilizadores aqui do forum simplesmente auxiliando, vontade tinham de aprender, mais tinham mais medo de postar errado, do que em contribuir. por fim foram de grande ajuda trazendo conhecimentos novos e grandes conteúdos se tornando grandes parceiros.
Nunca achei que um sistema de likes ou de reputação ou similares alterasse a minha motivação para continuar a divulgar conhecimento e muito menos que representasse algo de tangível e com o qual eu me pudesse identificar. Prefiro mil vezes receber um "obrigado" de um utilizador que eu possa identificar e com o qual possa criar uma "relação" no fórum, do que criar um sistema de competição dentro do fórum em que "eu tenho mais do que tu e por isso sou muito importante".O sistema SMF, no qual o fórum se baseia, tem módulos deste tipo para todos os gostos. É altamente flexível e tem uma comunidade de suporte muito grande. É algo que pode ser implementado a qualquer momento. Mas eu pergunto: valerá realmente a pena? É esse o propósito do que aqui fazemos?
Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.
Realmente pode até ser descrito como algo sem compaixão, quando alguém disponibiliza um conteúdo e espera que ele seja visto, me parece mais uma propaganda ideológica, quando alguém apenas deixa algo acessível e depois não espera mais nada, apenas respeita o direito dos outros de agir como quiser sobre aquele conteúdo.
Quero deixar bem claro que não sou, à partida, contra a implementação de nenhuma medida aqui no fórum. Como disse o nagol, tomara que outros utilizadores do fórum colocassem mais dúvidas, sugestões e críticas.Citação de: pp1058 em Quarta, 22 de Abril, 2015 - 19h41Qual o problema em agradecer por receber um conteúdo tão importante para mim? Pela existência do fórum e de seus membros? Não quer dizer que irei me apegar e condicionar minhas ações ao agradecimento ou a uma comunidade, mas eles são parte fundamental dos motivos. Agradecer e interagir são formas de criar um tipo de empatia e significado. O reconhecimento desse valor é fundamental.Até mesmo a prática budista (a qual estou começando), que revela o problema do apego, constrói para si uma comunidade, se preocupa com ela.A minha resistência a um sistema de "likes" prende-se diretamente com o que acabaste de escrever, pp1058.A questão é que um "like" não é o mesmo que um "obrigado" e não cria empatia nem relação entre os intervenientes da troca. Ou seja, não serve para criar uma comunidade. Um "like" é desprovido de qualquer intenção de agradecer, é um espelho da sociedade consumista e a mil à hora que temos hoje, onde até um simples "obrigado" é transformado num "like" anónimo. Quem quer realmente agradecer, mostrar-se grato por uma partilha que de alguma forma o engrandece e ajuda, não tem problema em agradecer, dizer "obrigado", escrever umas palavras de apreço. O incentivo vem do contacto direto. Este é o meu ponto de vista.Imagina que numa comunidade budista (para seguir o teu exemplo), ninguém diz "obrigado", ninguém faz um sorriso, ninguém nos dá um olhar silencioso que sabemos ser de agradecimento. Em vez disso, no final do dia, temos vários riscos numa parede que correspondem ao número de pessoas que nos agradeceram por algo que fizemos nesse dia. Será que as duas situações são comparáveis? Poderíamos separar uma e outra situação entre uma questão de "qualidade" e outra de "quantidade". E aqui, sou apologista do Caminho do Meio, onde tudo na vida deve estar em equilíbrio. O que eu gostaria mesmo de ver implementado era um sistema que avaliasse o conteúdo do que é disponibilizado, uma espécie de votação de cada tópico e que, com o tempo, fosse distinguindo os melhores e mais vistos documentários numa tabela ou lista. Cada tópico mostraria o número de pessoas que votaram e o valor que a fórmula atribuiria.Existe algo semelhante, mas é preciso pagar por ele e adaptá-lo ao fórum, o que requer um programador disponível e um investimento considerável...