Entrar
Registar
Quarta, 15 de Janeiro, 2025 - 13h36
.: docsPT :. Documentários em português
Portal
Fórum
Pesquisar
Como pesquisar
Índices
Etiquetas
Listas
Tops
Entrar
Registar
.: docsPT :. Documentários em português
»
Fórum
»
Secção de Debate
»
Discussões
»
Discussão geral
»
Tópico:
Venda de documentários
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Venda de documentários (Lido 3796 vezes)
doro_boy
Releaser
Uploader
Postador de Legendas
Registo: 23 Dez, 2008
Membro: 3194
Tópicos: 483
: 6
: 22
Venda de documentários
«
em:
Sábado, 27 de Abril, 2013 - 03h46 »
Podem me chamar de idealista, mas acho a venda de documentários uma prática criminosa e desprezível.
http://www.dvdscientificos.com.br/
Não pensem que ignoro os argumentos favoráveis a essa venda, mas considerando o trabalho voluntário e dedicado de rippers, tradutores, e das demais pessoas envolvidas no processo de compartilhamento de documentários gratuitamente, acho esse comércio um desrespeito a essas pessoas e ao trabalho que fazem.
Alguns podem insistir que tal prática pode ajudar a manutenção de um trabalho, de um ripper ou de um blog especializado por exemplo; que só compra quem quer, quem tem preguiça ou desconhece o processo de download dos links; ou que prefere assistir os docs no formato de dvd, pronto pra ser exibido por um professor numa sala de aula por exemplo.
Tenho certeza que o responsável por esse site frequenta nosso fórum, e se por acaso estiver lendo essa mensagem, gostaria de lhe dizer, e a aqueles que concordam com ele, que vocês não compreendem as dimensões filosóficas, éticas e práticas do compartilhamento gratuito da informação, da poderosa e subversiva ideia por trás desse ato. E também como esse comércio significa a corrupção desse ideial.
Como posso vender algo que não produzi, que não gravei e editei, que não traduzi ou legendei, que apenas baixei gratuitamente?
«
Última modificação: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 19h12 por doro_boy
»
Registado
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."
Carl G. Jung
Projetos:
Docsprimus Reloaded
(EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos
(Canal do Youtube
NOVO
)
Grandes Livros
(Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial
(Canal do Youtube)
nagol
Registo: 20 Ago, 2008
Membro: 1864
Tópicos: 355
: 3
: 16
Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Venda de documentários
«
Resposta #1 em:
Sábado, 27 de Abril, 2013 - 04h20 »
eu conheço esse site e o que mais me irritou não foi a venda em si, mas os preços! pois quem vende um dvd de filme pirata cobra pouco, por ser pirata sabe que o preço tem que ser o minimo possível, mas esse tipo ae vende docs com preço de original ou mais caro ainda haha
entendo o que pensa doro, mas acho isso normal, faz parte dessa "distribuição" generalizada sem controle pelos verdadeiros realizadores e dono dos direitos.
Mas moralmente falando é claro que fazer algo assim sem lucrar, é diferente de apenas lucrar um pouco para se manter ou abusar e cobrar uma fortuna como se fosse algo original, são vários níveis.
Mas essa atitude de só lucrar é de uma minoria, irrisória no caso de docs eu acho...
Registado
doro_boy
Releaser
Uploader
Postador de Legendas
«
Resposta #2 em:
Sábado, 27 de Abril, 2013 - 04h46 »
Entendo
nagol
. Realmente existem casos e casos, e esse exemplo parece representar um minoria ainda.
Mesmo que seja contra meus ideais, considero melhor quem oferece a possibilidade de venda paralelamente ao compartilhamento gratuito.
«
Última modificação: Sábado, 27 de Abril, 2013 - 04h47 por doro_boy
»
Registado
Carl G. Jung
Projetos:
Docsprimus Reloaded
(EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos
(Canal do Youtube
NOVO
)
Grandes Livros
(Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial
(Canal do Youtube)
cisnemania
Registo: 11 Mar, 2010
Membro: 12072
Tópicos: 8
: 0
: 0
«
Resposta #3 em:
Sábado, 27 de Abril, 2013 - 16h42 »
Se eu colar os meus a esta hora estava podre de rico....hahahhah
Registado
FragaCampos
Administrador
Tradutor
Ripper
Registo: 09 Out, 2007
Membro: 1
Tópicos: 3 370
: 75
: 405
«
Resposta #4 em:
Domingo, 28 de Abril, 2013 - 05h23 »
Entendo que todos os meios de divulgação de documentários são úteis, na medida em que estão a cumprir um serviço que, de outra forma, talvez não chegasse a quem dele precisa.
Se cobram ou não dinheiro por isso, fica na consciência de cada um, mas o que mais me apoquenta é a hipocrisia.
Esse sítio até podia vender os dvds ao preço do ouro, mas a verdade é que diz dispor de documentários com "edições e reproduções" feitas pelo dono do sítio, o que qualquer membro assíduo do docsPT sabe não ser verdade.
Os preços são altos, talvez por já incluírem os portes de envio. E, segundo me parece, está a violar a lei brasileira ao cobrar dinheiro por obras com direitos de autor, embora ele alegue que não.
De resto, é um sítio para fazer dinheiro e foi construído com esse intuito. Como tantos outros que por aí há.
Registado
Saiba como pesquisar corretamente
aqui
.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja
aqui
.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja
aqui
como fazer.
Classifique os documentários que vê.
Sugestão
de como o fazer.
nagol
Registo: 20 Ago, 2008
Membro: 1864
Tópicos: 355
: 3
: 16
Foto da criadora do site Sci-Hub
«
Resposta #5 em:
Domingo, 28 de Abril, 2013 - 05h49 »
é isso mesmo, a hipocrisia de vender algo com um "verniz" como se os direitos fosse dele ou fosse original, dai vem o preço exorbitante fora da realidade que vemos em outros sites do tipo com dvd de filmes e series piratas (o envio no Brasil pode ser por carta, custa pouco)
Como disse o fraga eles fazem esse serviço pois ha uma demanda, acho que é por lançarem poucos docs em dvd no Brasil... já que o preço é de original, quem compra nessa loja poderia comprar o oficial se tivesse essa opção no mercado...
Registado
doro_boy
Releaser
Uploader
Postador de Legendas
«
Resposta #6 em:
Quarta, 20 de Novembro, 2013 - 22h56 »
http://docecine.blogspot.com.br/
Você, administrador desse blog e usuário do nosso fórum, já ouviu aquele provérbio "
Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida.
"?
«
Última modificação: Quarta, 20 de Novembro, 2013 - 22h57 por doro_boy
»
Registado
Carl G. Jung
Projetos:
Docsprimus Reloaded
(EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos
(Canal do Youtube