Recebi isto no meu email. O remetente referiu a Fontes: "Casa dos Bits" em SAPO.pt; "Exame Informática" nº200 do Grupo Impresa
Se for aprovado o projeto de Lei 118/XII, que vem atualizar o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos, a subida de preço de alguns artigos necesários para o nosso dia-a-dia será escandalosa, como vou demonstrar a seguir:
Com uma taxa de 2 centimos por GB:
- Um disco externo de 1TB ficará mais caro 20 euros.
Com uma taxa de 2,5 centimos por GB:
- Um disco externo de 2TB ficará mais caro 46 euros (imaginem que este disco custava 100 euros, vai passar a custar 146 euros com a taxa!!).
Com uma taxa de 5 centimos por GB:
- Um disco Multimédia de 1TB ficará mais caro 51 euros.
- Um disco Multimédia de 2TB ficará mais caro 103 euros (imaginem que este disco custava 150 euros, vai passar a custar 253 euros com a taxa!!).
Com uma taxa de 50 centimos por GB (sim, cinquenta!), os telemóveis e tablets também ficarão mais caros... (como se já não o fossem!!).
Estes são apenas alguns exemplos, também serão aplicadas taxas a outros equipamentos tais como:
- Pens USB,
- Câmaras Digitais,
- Gravadores de Audio/Video
- e inclusive Impressoras!! (aliás será tudo o que possuir armazenamento ou possibilitar a cópia de algo...)
Assim, penso que é do interesse de todos afirmar que não aprovamos o dito projeto de Lei 118/XII, mostrando a nossa indignação quanto ao assunto, e uma das formas de o fazer é assinando a seguinte petição online «Impedir a aplicação de taxas no preço dos suportes de armazenamento digital».
Petição pública-->>
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N19181Uma leitura interessante:
http://tek.sapo.pt/opiniao/opiniao_portugal_uma_nacao_de_piratas_1215329.html E assim se vai mais um retrocesso civilizacional!
Cumprimentos
jaykay