Autor Tópico: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.  (Lido 29059 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

Gipsyco

  • pt

  • Registo: 02 Jul, 2011
  • Membro: 22497
  • Mensagens: 235
  • Tópicos: 59

  • : 0
  • : 0

    • inSight
Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« em: Quarta, 01 de Fevereiro, 2012 - 12h39 »
Sim... Mas antes:

Código: [Selecionar]
http://richarddawkins.net/audio/586145-richard-dawkins-daniel-dennett-vs-francis-collins-benjamin-carson-science-and-faith
Ora... aqui fica a minha História; subjectiva enquanto experiencialização pessoal e irrepetível laboratorialmente, porém verdadeira enquanto baseada em factos acontecidos.


Penso que a minha apresentação é mais feita pelos exemplos que dou, e pelo que de meu discurso se retira, do que por aquilo que eu diga que sou.

Em todo o caso...
"Chamo-me Vítor Serrano, tenho 34 anos, boa saúde, registo criminal limpo, frequência Universitária, Conhecimentos de Informática e experiência de Vendas.
Como hobbies tenho a leitura, a escrita, a internet, o cinema, e o exercício físico e gosto de estar atento às novas tecnologias. Conheço bem a língua inglesa.
(...)
"

Eu gosto de entrar em diversos foruns, principalmente se abordam questões relacionadas a DEUS. O facto de eu ser também cristão, me dá uma motivação extra em querer participar com meus conhecimentos acerca do Senhor, dando a conhecer a minha fé, subemtendo-a a analise e refutações argumentativas verificacionistas (cf Popper). Olhe, já sou e fui membro de forum de Direito, Filosofia, Universidade, de Localidades, de islamismo, de Calvinismo, de Pentecolismo, etc, e sempre se fala em DEUS eu gosto de intervir.

Posso dizer que já li a Bíblia por inteiro 5 vezes, 10 para o NT e algumas vezes mais para alguns dos livros canonicos (sagrados). Também já li alguns apocrifos (que considero como meros, eventualmente  importantes, documentos históricos) .

Entretanto, penso que eu comecei ouvir de DEUS quando tinha uns 5 anos, por causa de tJs. Que na altura recuaram às minhas palavras acerca de sesu ensinos, dizendo entretanto que eu era apenas uma criança. Se me lembro, eu concluia, na altura, por causa do que diziam e porventura liam, que JESUS era DEUS.


Claro ainda assim, eu não aceitei CRISTO... anos depois, por influência de minha mãe, eu dizia que era tJ. Mas na verdade, eu somente cria em DEUS e JESUS. Teimando em não O aceitar como Salvador. Até ao dia, em que fui a casa de uma tJ e aceitei. Ela nunca mais me recebeu, e tinha um comportamento meio estranho e duro... self right.

Entretanto... eu pensava que era tJ, e sofri imenso na escola e bairro por anunciar meu conhecimento e que era Tj.
Aí, aos meus 12 anos, eu, sozinho, decidi adorar a DEUS e Cantar ao Senhor JESUS. e E nem liguei para a questão da religião, fazendo de conta até que eu seria protestante.
Dei comigo a adorar em outra língua. Pensando que eu estava a inventar uma língua, que me vinha à mente, para adorar. Hoje sei que fui baptizado no Fogo.


Claro que, não fiquei...tb meus pais não eram religiosos, apesar de minha mae simpatizar com TJ. A certa altura de minha adolescencia, confundido por causa de minhas dores e pela cultura nas escolas e falta de crença e por se anunciar o Darwinismo, eu ate já gozava dizendo que era não crente (mas na verdade era, só que estva confuso e queria desistir de DEUS e nem queria saber de Lei de DEUS). Eu sentia e estava perdido.


Mas, sempre gostava de ouvir evangélico. Eles eram mais honestos em suas atitudes quanto à espiritualidade, viviam como sendo deles aquela Lei de DEUS. Sei que isso é porque têm o ESPÍRITO SANTO que lhes proporciona essa sobrenaturalidade em ser tão... naturais! (rsrsr).

Eu, ouvia, mas fingia que rejeitava. E aí pensava que tudo estava quebrado em mim e eu não tinha como poder ser salvo.

Um dia, fui a um culto, com meus 18 anos.... atalhando: eu "chorei baba e ranho" (mas literalmente, estava até com vergonha - rsrs), vi minha vida passar nas palavras do pregador e mesmo assim, me endureci e rejeitei ser do Senhor JESUS.

Aos 19, com minha vida destruida, voltei-me para ELE em busca de apoio e socorro. desde aí sou Evangelico.

Eu, não sabia que já era desviado e que já havai sido batizado no fogo...
Então clamei, chorei, estrabuchei para ser batizado.. e sempre ouvia dizer que só tinha que tomar posse. Aos 25, eu ouvi uma cassete e ... aprendi que deveria deixar minha língua se expressar conforme os sons que me vinham à mente. Devagarinho... desconfiado, como um bebe (como dizia a cassete), eu fui falando.
E... depois.. eu explodi de fogo. Eu era um vulcão. Mas aprendi a me controlar e não me envaidecer.  

Contudo, às vezes, em casa, ou principalmente num culto... mais pareço Davi se despindo de sua pose, para adorar o Senhor e buscar Seus Dons. Eh.. nem sempre, porque eu sou preguiçoso em orar.



Eu e a minha Fé

http://www.youtube.com/watch?v=4Qj6bti_AyI#
« Última modificação: Quarta, 01 de Fevereiro, 2012 - 12h53 por Gipsyco »

zegabriel

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 04 Ago, 2009
  • Membro: 7209
  • Mensagens: 703
  • Tópicos: 245

  • : 0
  • : 0

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #1 em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 03h22 »
Porque deixei de ser Cristão? Um Testemunho

Parece que cristãos adoram um testemunho por isso pensei ser interessante dar um testemunho ateu, não sou de ficar fazendo este tipo de coisa mas quem sabe isso possa ajudar alguém (Mas alerto, testemunhos geralmente não são suficientes para provar coisa alguma).

Enfim, vou tentar mostrar como q ao encarar certos fatos da vida de maneira diferente pode acabar mudando a nossa maneira de viver.

Me Chamo José Gabriel, tenho 18 anos, morei até o ano passado no interior de minas (cidade 20.000 habitantes), evito ser politicamente correto, gosto muito de ler livros relacionados a psicologia, ''ciências gerais'' e Filosofia, logo conseguirei meu primeiro emprego na area da educação  :up:, ou seja, aparento ser uma pessoa OK.

Penso cursar Psicologia, talvez por isso quando aparecem questões que tocam o self de maneira bem profunda eu tenha muito interesse em aprender e debater tais assuntos.

Meu primeiro questionamento que eu me lembro sobre religião se deu quando minha mão faleceu há 11 anos atrás em um acidente de carro, eu não fiquei puto com deus nem nada na época (Nem Hoje pra ser sincero), mas achei muito suspeito quando me disseram que ele precisava dela no céu, até aquele momento eu acreditava que deus tinha criado o Universo e a Terra sem dificuldade alguma, o que um ser tão poderoso iria querer com um simples mortal, parecia ser muito mais lógico que eu e meus irmãos precisávamos mais dela do que deus, enfim.  :nah:

Anos seguintes eu ainda cheguei a frequentar a igreja católica e a evangélica por causa de meu pai, até cheguei a fazer a crisma, mas no fundo achava tudo aquilo muito bobo e sem sentido, infelizmente não achoi ninguém na minha cidade que pensava assim até os meus 16 anos.

Aos 15 anos comecei a estudar seriamente o assunto, graças a este interesse (devo confessar que devo muito a este forum tbm,  :tth:) eu conheci autores como o Bertrand Russell, Carl Sagan, Sam Harris, Daniel Dennett, Richard Dawkins, Freud e o mundo da ciência e da filosofia, não troco isto por nada neste mundo.  :cool:

Ano passado meu pai foi diagnostico com um tumor no cérebro, felizmente conseguiu marcar uma cirurgia e retirar todo o tumor, mas de lá para cá ele já não é o mais o mesmo , o que significa que a sua personalidade e o seu  ''Eu'' está de certa forma relacionado com o cérebro, ou seja, relacionado com a matéria e não com a alma ou o sobrenatural.

Acredito que as coisas em si não possuem nenhum sentido, porém o nosso cérebro é especialista em dar sentidas as coisas, não consigo extrair sentido da miséria do mundo, da ''indiferença'' do universo, da sorte de alguns e o do azar de outros, enfim, não tem sentido uma criança morrer de fome, ainda mais em um universo feito por um deus benevolente.

Se for para dar sentida a minha vida eu diria que vivo para tentar compreender melhor a realidade, tentar aliviar e melhorar um pouco a vida das pessoas, e procurar ter uma vida prazerosa, quero usar a única oportunidade q eu tenho para fazer alguma coisa e aproveitar a vida.

Para finalizar deixo um testemunho de um ateu que eu respeito muito.

Drauzio Varella fala sobre respeito aos ateus e sobre excomunhão da igreja.

http://www.youtube.com/watch?v=JcS7x-hQXC0&feature=related#
« Última modificação: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 15h26 por zegabriel93 »
"Mais crimes são cometidos em nome da obediência do que da desobediência. O perigo real são as pessoas que obedecem cegamente qualquer autoridade" (Banksy)

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 695
  • Tópicos: 4 679

  • : 74
  • : 776

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #2 em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 04h17 »
 ;) Obrigada, zegabriel, por teu testemunho comovente!
O sofrimento e a dor trazem em si as condições para nos transformar em seres humanos melhores: mais fortes, mais íntegros, mais atentos às coisas que têm valor real.

Dr. Drauzio Varella é um homem brilhante e uma das vozes lúcidas que falam neste país com propriedade, de modo simples e convincente, tentando aliviar o sofrimento de tantas pessoas, denunciando tantas absurdos que acontecem na área da saúde pública e participando de campanhas nacionais independentes, visando a melhoria da higidez física e mental dos brasileiros.
:eye:  A informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

Gipsyco

  • pt

  • Registo: 02 Jul, 2011
  • Membro: 22497
  • Mensagens: 235
  • Tópicos: 59

  • : 0
  • : 0

    • inSight
Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #3 em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 16h33 »
Tem por aí um doc debate que fala de duas personagens, Freud e CS Lewis. Este último, fartou-se de orar a DEUS para que sua mãe não partisse, mas... ficou sem ela. Se pai destroçado e ele logo mais enviado para a GG. Sua visão da vida era tão pessimista que não poderia crer em DEUS. Mas algo mudou.
A religião é criada pelos homens. Pra se crer em DEUS de um modo real, é preciso que se tenha uma experiência subjetiva com ELE, de modo que sejamos testemunhas de algum fato inegavel por nós mesmos. Para isso temos de abrir o coração para a possibilidade. DEUS não é impessoal, mas quer ter initimidade com o Homem. A barreira do pecado já foi vencida por JESUS e se tu deres essa possibilidade ELE vai responder. Crê, por um pouco, experimentando, espera e verás o Seu agir.
Mas quantos de nós, sabendo que ELE existe e é galardoador dos que O buscam, não saiem a corrrer pelo mundo sem querer nada com ELE? e, clamam contra ELE?!...quando algo de mau lhes acontece.

Uma mulher da minha igreja teve uma experiência. Ela conta seu testemunho. Foi levada ao inferno pelo proprio JESUS, e falou com alguns dos que por ali estavam. Uma  disse, ao ser interrogada, que ali estava por se ter revoltado contra DEUS ao perder um familiar, mas que agora não o via naquele lugar, porque ele estava salvo, no céu.
Sei que não estás revoltado contra DEUS, porque também nunca creste nELE. Olha, Eu era um revoltado contra ELE  e contra tudo e todos. Hoje sou um adorador e rogo a DEUS  que abençoe a minha família que ainda o nega e me afronta sempre que pode por que sigo minha fé nELE.

« Última modificação: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 16h40 por Gipsyco »

zegabriel

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 04 Ago, 2009
  • Membro: 7209
  • Mensagens: 703
  • Tópicos: 245

  • : 0
  • : 0

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #4 em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 17h06 »
Ibbins concordo com vc completamente a respeito do Drauzio Varella, ele tbm é para mim uma das pessoas mais interessantes deste país.

Gipsyco o problema é que não importa se uma pessoa possui todos os motivos para desacreditar em deus e repentinamente ela sentir que ele é real, a experiência pessoal de alguém não possui praticamente relevância nenhuma na vida das demais pessoas e nem é prova da existência de nada.

Agora sobre o inferno eu poderia dizer que ele foi criado por deus para punir aqueles que não o amam ou o rejeitam, isso faz de deus um ser vingativo, se esse for o caso estou pronto para ir pro inferno como forma de protestar contra essa característica tão mesquinha que é própria de deus.

Certa vez escutei uma estória (não sei se é verdade) que uma menina escutou de seus pais que apenas os membros do cristianismo ou da categoria cristã da qual ela faz parte possuem o direito de ir para o céu, para as demais pessoas está reservado o inferno, esta menina tinha como melhor amiga uma menina pertencente ao judaísmo, à amiga morreu em um acidente, a menina chorou e perdeu noites de sono preocupada com a amiga que ela tinha certeza que estava sofrendo muito no inferno.

Se para vc um testemunho é importante veja como pode ser perigoso tais dogmas em um mundo tão diverso como o nosso.

Abraço
« Última modificação: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 17h07 por zegabriel93 »
"Mais crimes são cometidos em nome da obediência do que da desobediência. O perigo real são as pessoas que obedecem cegamente qualquer autoridade" (Banksy)

mvm

  • Ripper
  • om

  • Registo: 14 Mai, 2010
  • Membro: 13600
  • Mensagens: 611
  • Tópicos: 205

  • : 0
  • : 8

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #5 em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 18h07 »
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."
[Marcos 16:16]

Palavras do deus do Gipsyco.

Ou seja, Judeus, muçulmanos, Ateus (especialmente esses), Budistas, Mazdeístas, Adventistas od Setimo Dia, Católicos (nem todos),Testemunhas de Jeová, Mormons, etc..., etc..., vão todos para o inferno após essa miserável existência terrena.

Segundo alguns teólogos, o inferno não é um lugar onde haja fogo ardente eterno, é somente um lugar onde haverá a ausência de deus. ( Segundo a Teologia da Libertação).



Talvez eles tenham razão, o inferno é aqui.


Gipsyco

  • pt

  • Registo: 02 Jul, 2011
  • Membro: 22497
  • Mensagens: 235
  • Tópicos: 59

  • : 0
  • : 0

    • inSight
Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #6 em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 18h24 »
"Errais não conhecendo as Escrituras".
O diabo também utilizou a Palavra de DEUS para tentar a JESUS 3 vezes, mas JESUS 3 vezes respondeu: "está escrito". Certamente as ESCRITURAS são a "vara de medir" para todo o testemunho, pois todo aquele que traz um evangelho que não é aquele que os apostolos (fundadores) deixaram, seja anatema. Pedro diz que muitos torceriam as escrituras para sua propria perdição e a de muitos. Querendo se fazer sábios, fizeram-se loucos e mudaram a gloria de DEUS em corrupção, pelo que DEUS os entregou aos seus proprios corações, para cometerem torpeza em seus proprios corpos, pelo que até mudaram a su a natureza, mulher com mulher e homem com homem. Mas um dia ELE voltará e imporá a JUSTIÇA PERFEITA. Quem não crer já está condenado. Pois DEUS não deu seu filho para  condenar o mundo, mas para o salvar.

mvm

  • Ripper
  • om

  • Registo: 14 Mai, 2010
  • Membro: 13600
  • Mensagens: 611
  • Tópicos: 205

  • : 0
  • : 8

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #7 em: Sexta, 10 de Fevereiro, 2012 - 19h05 »
Justiça perfeita?

Só para quem crer no filho, certo? Quem não crer vai para o inferno, certo?

Realmente, "Pedro diz que muitos torceriam as escrituras para sua propria perdição e a de muitos." São mais de 30.000 seguimentos cristão, isso em pesquisa feita em 2006.

Dessas 30.000 qual a sua versão da escritura, Gipsyco?



zegabriel

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 04 Ago, 2009
  • Membro: 7209
  • Mensagens: 703
  • Tópicos: 245

  • : 0
  • : 0

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #8 em: Domingo, 12 de Fevereiro, 2012 - 22h10 »
Uma conversa com Matt Dillahunty - parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=JVLXabOqEEQ#ws

Uma conversa com Matt Dillahunty - parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=i-F6-DL743E#ws

Uma conversa com Matt Dillahunty - parte 3

http://www.youtube.com/watch?v=-sdTOwTCuyc#ws
"Mais crimes são cometidos em nome da obediência do que da desobediência. O perigo real são as pessoas que obedecem cegamente qualquer autoridade" (Banksy)

Gipsyco

  • pt

  • Registo: 02 Jul, 2011
  • Membro: 22497
  • Mensagens: 235
  • Tópicos: 59

  • : 0
  • : 0

    • inSight
Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #9 em: Quinta, 16 de Fevereiro, 2012 - 15h12 »
Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. Na verdade JESUS não veio trazer uma nova religião nem defender nenhuma já existente. Ele anunciou que a salvação não é pelas boas obras, mas pela fé na Graça de DEUS. JESUS criticou o sistema político religioso e há quem assevere que JESUS foi "tramado" por seitas secretas, que essas sim, pretendem garantir a continuidade do sistema dialético, que na verdade nunca muda. JESUS chamou de hipócritas aos escribas e ao mestres da Lei, deixou patente que Seu Reino não é deste mundo e que um dia todos os maus , que não temem nem respeitam DEUS nem o próximo, seriam justamente julgados.
Nem todo o que diz: Senhor, Senhor, será salvo, mas sim aquele que se aplica de coração a procurar fazer a vontade de DEUS. Nós não somos bons, mas DEUS é. Maldito o homem que confia no homem.
Portanto, quem quer seguir religião, fórmula ou capacidade própria de se governar e dirigir na vida, tentando inclusive salvar a sua alma, DEUS deixa, contudo ELE procura aqueles que o adoram em espírito e verdade. DEUS não se deixa sem testemunho. JESUS põe-se à porta do teu coração e chama, Ele não entra sem pedir licença. Se tu abrires, ELE te dará da Sua Glória, o Seu ESPÍRITO, o Consolador, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, pois jaz no maligno.

Assim que, quem está em CRISTO nova criatura é, eis que tudo se fez novo. Sem o novo nascimento, ninguém pode entrar no reino dos céus. Não há salvação fora de JESUS CRISTO, Filho de DEUS.

« Última modificação: Sexta, 17 de Fevereiro, 2012 - 13h53 por Gipsyco »

Gipsyco

  • pt

  • Registo: 02 Jul, 2011
  • Membro: 22497
  • Mensagens: 235
  • Tópicos: 59

  • : 0
  • : 0

    • inSight
Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #10 em: Quinta, 16 de Fevereiro, 2012 - 15h23 »
Entrevista com o psiquiatra Augusto Cury *

http://video.google.com/videoplay?docid=3750627672990295340



Cumprimentos, VS.



*É doutor honoris causa pela UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia, em Londrina) e membro de honra da Academia de Sobredotados do Instituto da Inteligência, da cidade do Porto, Portugal. Além disso, ele é diretor da Academia de Inteligência, instituto que promove o treinamento de educólogos, educadores e do público em geral.

Em Março de 2008, foi criado o Centro de Estudos Augusto Cury, em Portugal, estando o mesmo integrado no Instituto da Inteligência daquele país. (Cf Wikipédia).


Obras
Revolucione sua qualidade de Vida (em Portugal intitulado: Revolucione a sua qualidade de vida)
A ditadura da beleza e a revolução das mulheres (em Portugal intitulado: A Ditadura da Beleza)
O futuro da humanidade (em Portugal intitulado: A Saga de um Pensador)
Você é insubstituível
Nunca desista de seus sonhos (em Portugal intitulado: Nunca desista dos seus sonhos)
Pais brilhantes, professores fascinantes
Filhos brilhantes, alunos fascinantes
Análise da Inteligência de Cristo
Inteligência multifocal
Doze semanas para mudar uma vida
Superando o cárcere da emoção
Dez Leis para Ser Feliz
Seja Líder de Si Mesmo (em Portugal intitulado Seja Líder de Si Próprio)
Os Segredos do Pai-Nosso
O Vendedor de Sonhos
Escola da Vida: Harry Potter no Mundo Real
Treinando a emoção para ser feliz
Maria, a maior educadora da História
O Código da Inteligência
O Vendedor de Sonhos: O Chamado
O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos
o mestre dos mestres(Cf Wikipédia).
_________________



Link Relacionado:
Literatura- http://www.scribd.com/doc/12606462/Treinando-a-Emocao-Para-Ser-Feliz-Augusto-Cury



Dr. Augusto Cury, o autor mais lido no Brasil, trocando idéias sobre sua grande obra "Análise da Inteligência de Cristo".

Augusto Cury diz que era, talvez, mais ateu do que o próprio NIETZSCHE! Sim, pois ele era um ateu científico, com conhecimento de causa, enquanto Nietzsche seria um ateu que combatia alguns atos religiosos e escreveu sobre a "morte de Deus" e por isso baniu a idéia de Deus da sua mente.
Cury é medico psiquiatra, escritor e cientista, pos-graduado em Psicologia Social; Pensador, pesquisador de Psicologia. Desenvolveu em 17 anos a primeira teoria brasileira sobre a Construção da Inteligência, denominada de Inteligência Multifocal. O cientista da alma diz:

"Eu fui um dos maiores ateus que já pisou nessa terra, talvez mais do que Nietzsche que escreveu sobre a "morte de Deus"; do que Marx que considerou Deus como "ópio" da sociedade; pra mim, Deus era uma invenção da psique humana, uma construção dos pensamentos (que é a minha área de pesquisa), então nesse aspecto eu fui um ateu científico; eles foram ateus que combatiam alguns atos religiosos e por isso baniram a idéia de Deus da sua mente. *
A partir de desenvolver a teoria da "Inteligência Multifocal" eu comecei a estudar como os pensadores na história da humanidade brilharam na sua inteligência. Como Einstein, com 27 anos, conseguiu abrir o leque do pensamento e produzir uma teoria extremamente complexa, e Freud, e assim por diante, até que cheguei a estudar a personalidade de Jesus Cristo, nos quatro Evangelhos e questionei as intenções (...) faz mais ou menos uns dez anos que eu venho pesquisando mais profundamente. Eu não era uma pessoa religiosa, era um ateu contundente; claro que eu tive obviamente na minha memória todo um ensino religioso dos meus pais (como a maioria das pessoas), exatamente. Eu tive um passado onde eu critiquei, quis banir a idéia de Deus da minha mente, passei por uma angústia muito grande porque uma vez que você bane a idéia de Deus você tem que suportar as consequências disso, e eu sou um cientista da área da construção da memória e da personalidade; se eu banir a idéia de Deus um dia eu vou visitar a solidão de um túmulo e a minha memória vai se tornar um caos, bilhões de informações se esfacelarão nesta solidão do túmulo e eu nunca mais resgatarei a minha personalidade. Marx não pensou nisso quando se tornou um ateu, Freud talvez não tenha pensado, mas eu pensei por ser a minha área de pesquisa. E eu pegava a minha filha no colo, a mais nova, a Claudia, e eu sabia que um dia eu morrerei e nunca eu teria de volta o conhecimento de quem fui e nem de quem a minha filha foi ou minhas outras duas filhas foram. Isso me levou a uma implosão do meu ceticismo e me levou a pesquisar se Deus era fruto da inteligência ou não, se Jesus Cristo era fruto das intenções conscientes dos autores dos Evangelhos ou não, e se Ele poderia ou não caber no imaginário humano, então estudei cada linha, cada frase, cada reação de Jesus Cristo nas mais variadas situações descritas nos Evangelhos em várias versões, estudei com espírito crítico científico e quando eu comecei a estudá-lo dessa maneira eu fiquei profundamente abalado porque eu percebi que esse Homem Jesus não cabe no imaginário humano. Veja bem: quando Judas, no ato da traição O beija, só o beijo afetivo dele indica que aquele homem era repleto de sensibilidade porque nenhum de nós seria traído com um beijo, entendeu? Além disso, quando ele O beija, a psiquiatria esperava de Jesus ser controlado pela raiva, pela frustração, pelo ódio, e não reagisse com inteligência, mas no exato momento em que Ele foi beijado, Ele gerencia os pensamentos, controla a Sua emoção, abre o leque da Sua inteligência, olha para o seu traidor e diz:
"-Amigo, para que vieste?"
Nunca na História uma pessoa traída tratou com tanta dignidade, inteligência e altruísmo o seu traidor. Então eu percebo - esse Homem não cabe no imaginário humano. Eu O comparei com a atitude de Freud que foi contrariado por alguns amigos na tese da sexualidade como Jung e Adler, e não suportou os dois amigos, baniu da família psicanalítica, ao passo que Jesus Cristo incluiu o Seu traidor, o chamou de amigo e deu até o último minuto uma oportunidade para ele reescrever a sua história, o que indica que Ele não tinha medo de ser traído, Ele tinha medo de perder um amigo. Então, estudando a personalidade de Jesus sob esta ótica eu fiquei fascinado e percebi que Ele não poderia ser constituído pela criatividade humana; Ele andou, respirou, viveu e, se amado, o amor por Ele nem de longe é um ato de pequenez intelectual mas de grandeza porque pode levar à estatura da sensibilidade."

fONTE: Forum cristão.


*O destaque é meu.

RafaelaRodri

  • pt

  • Registo: 11 Fev, 2012
  • Membro: 28015
  • Mensagens: 10
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #11 em: Quinta, 16 de Fevereiro, 2012 - 17h10 »
Eu acabei de ler todas as vossas opiniões. Tal como Gipsyco, procuro sempre fóruns que debatam algo sobre Deus, quer seja a sua existência ou não ou as suas intenções ou personalidade, como sendo um eterno salvador ou apenas um ser egoísta e vingativo.

Um dos meus objectivos pessoais é encontrar argumentos para justificar a existência de Deus, não só para mim mesma (porque preciso de me lembrar muitas vezes que não há só o que vejo) mas também para os outros. Não é que queira converter todo o mundo a uma determinada religião ou a uma determinada crença, simplesmente quero mostrar que há maneiras de provar que Ele existe! E utilizo raciocínios lógicos para isso. Aliás, fiz em Janeiro deste mesmo ano um texto simples com alguns exemplos tanto a nível psicológico, como emotivo e até mesmo científico e probabilístico para provar a existência de Deus.

Eu não consigo ter a minha existência como uma consequência do acaso. Não consigo crer nisso, porque para mim não faz sentido. Para tudo o que existe, para tudo o que é elaborado, existe uma intenção, um propósito por detrás de tudo. Eu como com o propósito de sobreviver, outras vezes com a intenção de buscar prazer ou consolo, mas nunca como sem motivo. A verdade é que temos sempre um motivo, uma causa para comermos, podemos é não saber qual é ou não conseguir entender qual é. Mas há sempre um motivo para tudo. Tudo o que fazemos, tudo o que construímos foi com um motivo. Se tudo o que fazemos é com uma intenção, então a nossa criação também teve de ter uma intenção, um motivo, um propósito! Tudo o que está à nossa volta teve algum propósito até porque tudo o que está à nossa volta vai ter uma acção directa ou indirecta em cada um de nós. Para mim, tudo o que vemos é perfeito demais para ter sido criado do acaso. Algo teve de conduzir tudo isto. E eu acredito cada vez mais nisso quando dou, por exemplo, Biologia Celular e Molecular ou Bioquímica. Todas as interacções existentes no nosso organismo parece que têm um fio condutor que leva tal enzima a tal proteína, que leva dado co-factor a dado gene...

Depois existe toda a questão dos sentimentos... Eu concordo em parte com zegabriel na questão do cérebro conter a nossa personalidade. Na verdade, acredito que o cérebro é o órgão do nosso corpo mais semelhante à alma, não é possível trocá-lo por outro porque simplesmente as memórias não coincidiriam. Mas não me acredito que, por exemplo, algo como o Amor seja sentido simplesmente devido a interacções eléctricas e químicas entre neurónios e a libertação de certas hormonas no nosso organismo. Não, não me acredito que algo tão poderoso, que move todo o nosso mundo interior, que dirige todas as nossas forças, todos  os nossos pensamentos, possa ser a mera consequência da interacção entre hormonas. Nem faria sentido tal coisa na nossa espécie, porque muitas vezes acabamos por nos destruir a nós mesmos devido a esse amor, o que vai contra as teorias de sobrevivência individual, em que queremos tudo para nós. Quando amamos, queremos tudo para o outro!! Se virmos bem, se o Amor fosse apenas isso, apenas essa interacção de hormonas, então seria fácil defini-lo!

Amor: estado caótico do ser humano condicionado pela expressão da hormona A com a B no local Z.

Não é fácil definir AMOR porque é algo indefinível porque esse sentimento não foi feito para ser definido, mas sim para ser vivido! Tal como não conseguimos definir um arco-íris a uma pessoa cega de nascença não conseguimos definir Amor a quem nunca amou, e quando falamos com quem já amou para quê tentar definir se ambos já sabem o que é sentir isso... Para mim, o Amor é a expressão de Deus. Vão ser sempre as pessoas que te amam que te vão ajudar no teu caminho, é assim que Deus te ajuda e está presente, é por intermédio do abraço sentido, do sorriso de conforto, das lágrimas que choram por ti.

É nisto que acredito, é nisto que confio e é isto que defendo.

Gipsyco

  • pt

  • Registo: 02 Jul, 2011
  • Membro: 22497
  • Mensagens: 235
  • Tópicos: 59

  • : 0
  • : 0

    • inSight
Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #12 em: Sexta, 17 de Fevereiro, 2012 - 13h14 »
Amén!

lfel1pe

  • br

  • Registo: 28 Out, 2010
  • Membro: 17342
  • Mensagens: 108
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 0

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #13 em: Sexta, 11 de Maio, 2012 - 02h18 »
De todas as religiões, a cristã é a menos ruim.
Só não me dou bem com o estado de espirito que eles fazem questão de se colocar e são personificados nos santos,como um exemplo a ser seguido.. um estado de espirito de sofredor, devoto, de servidão eterna, numa constante luta consigo mesmo.

Mas eu seria um tolo se não admitisse que é a religião que mais produziu obras de caráter existencial/filosófico e artístico. No mais, não tenho nada contra o cristianismo não.

Enfim, acho que é uma escolha difícil a ser feita. A vontade transcendental do culto ao ídolo fala mais alto, parabéns.

reinato

  • br

  • Registo: 20 Abr, 2009
  • Membro: 5044
  • Mensagens: 15
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #14 em: Sexta, 11 de Maio, 2012 - 05h46 »
pensava que este Augusto Cury fosse mais inteligente.. aliás foi... mas resolveu ganhar dinheiro vendendo ilusão... ( e isso dá muito lucro, vide pastores e apóstolos atuais)

leibniz

  • br

  • Registo: 16 Mai, 2011
  • Membro: 21465
  • Mensagens: 130
  • Tópicos: 7

  • : 0
  • : 2

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #15 em: Sexta, 11 de Maio, 2012 - 11h57 »
Desculpe me intrometer na conversa ... mais o que sempre acreditei que o grande problema é acreditar no homem ... eu acho saudavel voce acreditar em deus, em thor, em khrishna, em rha ... desde que nao deixe ser manipulado por terceiros, e pelo que conheço isso so trouxe desgraça a humanidade, qualquer um que estudou historia sabe o que os judeus fizeram a alexandria (como esquartejar Hipacia e carregar os pedaços dela pela cidade apenas por estudar o mundo por formas naturais, se nao sabem aconselho o filme "agora")... sabe o que a igreja catolica fez por mais de mil anos (matar e torturar pessoas de formas inacreditáveis e controlar o poder politico e economico)... e nos dias de vejo vemos outras instituições tentando obter esses mesmos controles, vide as ingrejas "universal", "mundial", "renascer" e etc... eles manipulam massas, e com isso vem o interesse politico e etc ... enfim nao acho isso nada divino e qualquer um com bom senso deve perceber o mesmo ...

voce quer acreditar em deus, tudo ok! ... isso te trara paz e alegria ... mas aconselho a todos a nao seguirem instituiçoes ( se assim posso dizer ) pois eles so querem seu dinheiro ... se eles quizessem realmente trazer paz a humanidade e salvar almas, porque nunca vi um pastor convertendo um mendigo? voce ja viu ?

é como nosso amigo "reinato" disse: "é querer ganhar dinheiro vendendo ilusoes"

abraço ao pessoal do forum ... e pensem nisso ... =D

Micael

  • Ripper
  • Releaser
  • br

  • Registo: 08 Nov, 2010
  • Membro: 17583
  • Mensagens: 562
  • Tópicos: 142

  • : 11
  • : 19

Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #16 em: Sexta, 11 de Maio, 2012 - 15h43 »
Eu já vi Leibniz, pastores trabalhando com pessoas que ninguém quer, os missionários é que fazem mais trabalhos humanitários, tem um que vi numa reportagem que trabalha na África se não me engano, na Nigéria onde ele trabalha com mulheres que foram violentadas, estrupadas, que não eram mais virgens ou engravidaram antes de casar e por isso foram abandonadas pelas suas famílias, pois este país é de maioria Islamico e lá não aceita-se isso, então ele acolhe estas mulheres, lá tem cursos profissionalizantes como corte costura e cozinha.

Se você não viu a reportagem do SBT do conexão reporte onde um pastor e voluntários de uma igreja evangélica fazem um trabalho com os viciados, onde a igreja mantém um centro de recuperação.

Concordo com você que tem igrejas e igrejas, mais generalizar ai é falar que todos são corruptos.
Se as abelhas desaparecerem, ao homem restarão apenas quatro anos de vida - Albert Einstein

Gipsyco

  • pt

  • Registo: 02 Jul, 2011
  • Membro: 22497
  • Mensagens: 235
  • Tópicos: 59

  • : 0
  • : 0

    • inSight
Re: Porque deixei de ser Ateu?, ou: Um testemunho.
« Resposta #17 em: Domingo, 13 de Maio, 2012 - 01h47 »
eh... quando vem um intelectual contra o cristiansimo... é boa pessoa. Se vem a favor, fica sob supeita ruim quanto à sua integridade.
Mas convém que se mostre onde se baseiam as supeitas, ou serão infundamentadas?

Qto à acção social da igreja ou na igreja:
http://gospelbrasil.topicboard.net/t6309-convocacao-urgente-aos-cristaos-ore-pela-igreja-perseguida

muitos morrem para informarem do evangelho de JESUS.